A estreita relação entre parto, sexualidade e as obras de Helen Knowles.

A estreita relação entre parto, sexualidade e as obras de Helen Knowles

Clarissa Borges
2015, Anais do III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica. Uberlândia, p. 45-56.

Este trabalho busca desvendar quais os caminhos históricos que a sexualidade e o parto tomaram, isto, com o objetivo de compreender algumas representações de parto e prazer na Arte Contemporânea. A investigação inicia-se pelo levantamento de algumas questões sobre parto e sexualidade, em seguida discutindo a relação entre parto e orgasmo e por fim trazendo algumas representações de parto na Arte Contemporânea. Tomando como base a História da sexualidade, de Foucault (1988) e o Processo Civilizador, de Norbert Elias (1990), traçamos um caminho para entender como algumas normas e procedimentos que encerraram a sexualidade sob a ótica da vergonha e do silêncio, podem ter afetado nossa relação com o ato de parir. Verificaremos com o estudo da história da sexualidade, por exemplo, como o corpo da mulher foi qualificado e desqualificado como objeto saturado de sexualidade, e à partir desta elevada potência sexual teve que ser contido e controlado, por vários agentes, inclusive a maternidade. Considerando a produção em Arte Contemporânea, descobriremos que várias artistas tem tratado o assunto do parto em suas obras, muitas delas já integrando acervos de Instituições Culturais e Museus. Grande parte destas produções apresentam a mulher à partir de aspectos de poder, segurança e força, e não mais imagens de uma maternidade doce, amorosa e sutil. Finalmente, partindo das obras da artista Inglesa Helen Knowles, seus depoimentos e comentários críticos publicados acerca de sua produção, mostraremos como pode surgir uma nova imagem sobre o parto, uma imagem repleta de prazer e poder. Por aproximações e distanciamentos entre a teoria e as obras de arte tentaremos compreender esta nova perspectiva em relação ao parto e a sexualidade na Arte Contemporânea. (III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia da Universidade Federal de Uberlândia16 a 18 de setembro de 2015. ANAIS, ISSN: 978-85-69882-01-5)

Link para o artigo nos Anais do III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica. Uberlândia, 2015. p. 45-56.








Comentários