2002 Cartões de Visita e Cartões Postais



O corpo/suporte, nas fotos de Clarissa Borges, dialoga – por quase – indiferenciação – com o inorgânico. Na série que apresenta, ela retoma a poética de um Niemeyer que reivindica a sensualidade das curvas do humano na arquitetura. Mas ela propõe uma inversão. Corpos que reproduzem as curvas do Congresso e se tornam cartões postais ambíguos. Imagens icônicas da cidade modernista que se comportam como recortes da intimidade do corpo nu. Dois simulacros quase idênticos, perdidos para sempre de seu referente.
Marília Panitz, “Novas Referências: As coisas e os seus nomes”, Catálogo da exposição Novas Referências, Galeria de Arte Referência, Brasília, julho de 2002.


Exposições:


2009 Exposição de Abertura da Galeria Virmondes – dez. Uberlândia, MG
2005 La Collection PAIVA, Théâtre de la Photographie et de l’Image Charles Nègre, Nice Musées. 15 set. À 27 nov., Nice, França.
2002 Novas Referências – Referência Galeria de Arte – Brasília, DF.
2002 Intervenção urbana em Brasília, 20 a 30 de abril– Brasília, DF.

Coleções:

Joaquim Paiva - Brasil
Jon Hendricks – New York
Karla Osório - Brasília


Cartões de Visita
Fotografia digital manipulada impressa
Distribuidos uma edição de 300
Intervenção urbana
2002





















Cartões Postais
Fotografia digital manipulada
10 x 60 cm
2002