2015-2016 Narrativas de parto e Parto e êxtase

Depois de parir duas crianças, e ainda envolta nas questões maternais, comecei a pesquisar artistas que tivessem tratado do parto em suas produções artísticas. Em meio a obras de arte bastante críticas sobre a maternidade resolvi me aventurar nos partos de outras mulheres e a partir destes registros pensar minha própria produção artística. É assim que nascem duas séries fotográficas: “Narrativas de Parto” e” Parto e Êxtase”. A imagem fotográfica é usada aqui também como instrumento de poder e convencimento, sua proximidade com as imagens da realidade faz com que um fragmento enquadrado e congelado do real ocupe o lugar da experiência e tome o status de verdade. Pois se é assim, uso aqui esta estratégia para assinalar algo possível, que foi cuidadosamente esquecido pela repressão sexual feminina, o prazer no parto. Êxtase e entrega de um corpo que sente dor e prazer intercalados em cada contração. Estas imagens buscam pensar a aproximação entre parto e sexualidade a partir do estranhamento entre a imagem e seu título, assim o trabalho se completa, tornando possível o afeto a partir do jogo entre imagem e texto.

Exposições:

2015 Exposição Coletiva "Refazendo Nós", Curadoria de Alex Miyoshi - Museu Universitário de Arte- MUNA, Uberlândia - MG.
201II Exposição internacional de Arte e Gênero, Curadoria de Rosa Blanca, Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) | Universidade Federal de Santa Catarina, 30 de julho a 30 de agosto de 2017.
2017 Exposição Madre Pérola, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Florianópolis, 01 dez 2017 a 14 jan. 2018.

Título: Me beija, meu amor, me beija (Fernanda), Série: Narrativas de Parto, 2015.

Título: Dê seu amor todinho a ela (Natália), Série: Narrativas de Parto, 2015

Título: Cantando para Beatriz e Fernando, Série: Parto e Êxtase, 2016

Título: Silêncio para Bento, Série: Parto e Êxtase, 2016

Título: Despindo-se para Ulisses, Série: Parto e Êxtase, 2016


Comentários