2009 Torres de Memória

As torres de Cerâmica de Uberlândia foram consideradas como patrimônio desta cidade por 92 pessoas, em um total de 819 entrevistados (segundo dados coletados pela secretaria municipal de cultura). De alguma forma podemos então dizer que tal lugar pertence a memória da população, deve ter tido sua importância estética, econômica, cultural… mas ao procurar este lugar em Uberlândia me deparei com sua total ausência.

Resolvi, então, fazer o trabalho à partir de duas referências: a ausência das torres fisicamente e a presença delas na memória dos habitantes de Uberlândia. Para buscar esta segunda referência, a da presença, resolvi perguntar para um de meus tios-avós sobre o que ele se lembrava das torres e como poderia descrevê-las para mim, que nunca as havia visto. Acredito que esta memória da cidade passe também por uma construção à partir das relações pessoais e das histórias contadas dentro das famílias. À partir do depoimento informal do meu Tio Saul, construí um texto onde há uma descrição das torres que é apresentado junto com uma fotografia da Cerâmica Vitória. Nestas fotos as torres não podem ser vistas, só lembradas.

Exposições:

2009 Exposição “Entre tempos”, Curadoria Dayane Justino e João Virmondes, Galeria Ido Finotti, Uberlândia - MG. 04 dez. 2009 - 29 jan. 2010


Torres de Memória
Fotografia digital e texto
2009

(Clique sobre a imagem para ampliar e ler)