2005 Personagens Femininos

As imagens fotográficas apresentadas nesta foto-instalação são resultado de uma encenação, onde o personagem não existe, ou se existe é uma obra de ficção. A idéia é trabalhar com a fotografia como representação e não reprodução da realidade. Esta tentativa pressupõe que brevemente “o mito da objetividade e da veracidade da imagem fotográfica desaparecerá da ideologia coletiva e será substituído pela idéia muito mais saudável da imagem como construção e como discurso visual” ( MACHADO, Arlindo. "A fotografia sob o impacto da eletrônica". In: SAMAIN, Etienne. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 323)
As frases, colocadas acima de cada fotografia, ajudam na elaboração do significado das imagens, pois oferecem pistas sobre a personagem retratada. Cria-se, assim, um diálogo que extrapola o universo do foto e entra no universo do outro, que tenta imaginar onde está Ana, o que houve com Cíntia, aonde vai Joana ou o que está fazendo Simone.

Exposições:


2005 Entre a Palavra e a Imagem (Coletiva), Curadoria de Fernando Cocchiarale. Espaço Cultural Contemporâneo ECCO. 31 out. à 16 jan. 2006. Brasília, DF.







Comentários