Engendrar: reflexões sobre a maternidade em trabalhos de Artes Visuais na contemporaneidade

Artigo escrito e apresentado com a pesquisadora Luiza Domingos Barra no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2021, ISSN 2179-510X

Link para acessar o artigo: https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/fg2020/1613701428_ARQUIVO_2593ee7a970517443cfab98ac0770d26.pdf

Resumo: O presente artigo se apropria e aprofunda no verbo ‘engendrar’, recorrente no capítulo de título ‘Mãe’ da obra homônima de Simone Beauvoir, O Segundo Sexo. Pretendendo estabelecer conexões e sinalizar contradições entre seus posicionamentos e os discursos poéticos visuais de trabalhos artísticos contemporâneos sobre maternidade, busca ampliar a definição de alteridade, e temas como o aborto, métodos contraceptivos e fertilidade, abordados pela filosofa e teórica francesa. Entendendo que tomar o lugar de mãe, pressupõe uma infinidade de funções políticas sociais, determinadas por uma conduta materna, as obras de caráter autobiográficas das artistas Lauren Mclaughlin, Courtney Kessel, Elina Brotherus e Jennifer Campbell são lidas a partir de variações que constituem esse verbo: criar(-se), produzir(-se) e gerar(-se). Para assim, portanto, dentro das linguagens artísticas instalação, fotografia, performance e videoarte, mas sobretudo, em arte e feminismos, estabelecer uma reflexão acerca da contemporaneidade da obra de Beauvoir. 

Palavras chave: Artes Visuais; Maternidade; Feminismos. 

Abstract: This article appropriates and explores the verb engender, recurring in the chapter 'Mother' present in 'The Second Sex' by Simone Beauvoir. Aiming to establish connections and signal contradictions between some of her standings and the visual poetic discourses about maternity, the definition of alterity and the discussion of themes such as abortion, contraceptive methods and infertility, adressed by the french philosopher and theorist, are expanded. By understanding that assuming the role of mother implicates in a multitude of social political roles, determined by a maternal conduct, the autobiographical works of the artists Lauren Maclaughlin, Courtney Kessel, Elina Brotherus and Jennifer Campbell are read from angles that dialogue with the verb in question: to create, to produce, to generate. Thus, from the artistic languages: installation, photography, performance and video art, especially in art and feminism, a reflection on the contemporaneity of Beauvoir's work is established. 

Keywords: Visual Arts; Contemporary Art; Feminism; Motherhood.

Comentários